Há 15 dias lixo acumulado no Hospital São José não é recolhido pela prefeitura

Aviso e sujeira juntos
Danilo José

Há pelo menos 15 dias o lixo acumulado no Hospital São José, em Ilhéus, não é recolhido pela Prefeitura, expondo pacientes a perigos de contaminação e causando, inclusive, mal cheiro no ambiente. A denúncia é da diretora do HSJ, Naide Silveira. Ela alega que o lixo não é o da categoria "hospitalar". Por esse motivo, assegura, a Santa Casa de Misericórdia paga cerca de 15 mil reais, todo mês, para ser incinerado em Itabuna. É o lixo doméstico, cuja rersponsabilidade de coleta é do município, revela Naide Silveira.

A situação não é somente registrada no Hospital São José. Nos Postos de Saúde e até na Fundação Nacional da Saúde, o lixo está exposto ou guardado em salas e banheiros que deveriam estar funcionando para a população. Em alguns casos, como no bairro de Olivença, há informações de que o lixo acondicionado em sacos plásticos "é contaminado".

Palanque de campanha do atual governo, a qualidade da coleta de lixo na cidade, nos últimos dias, demonstrou sinal de fragilidade. A empresa alega que está sem receber. O governo, defende-se, afirmando que uma empresa que presta este tipo de serviço deve ter "musculatura financeira" para honrar a folha de pagamento mesmo sem receber repasses.

Leia mais clicando aqui.